Tratamentos

Doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, podendo causar danos irreversíveis à saúde se não tratada corretamente. Existem três tipos principais de diabetes: o tipo 1, tipo 2, e diabetes gestacional.
Temos ainda o pré-diabetes que é um termo usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2.

A tireoide produz os hormônios que regulam a função de importantes órgãos. Quando não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso, o que causa problemas à saúde, como: ganho ou perda de peso sem explicação, diminuição da memória, cansaço excessivo, infertilidade, alteração do ciclo menstrual, baixa estatura, puberdade precoce, entre outros.

O controle do peso é muito mais complexo do que se imagina, pois envolve, além de uma alimentação equilibrada e prática de atividade física, controle das emoções, análise do comportamento alimentar, mudança de hábitos, padrão de sono adequado, intestino funcionando bem e os hormônios em equilíbrio. O engordar é um sinal de que algo dentre esses fatores não vai bem. Daí a necessidade de realinhar o foco e entender o próprio corpo.

O colesterol e os triglicerídeos são gorduras que têm papel importante no organismo, mas quando em excesso podem se depositar nos vasos, prejudicar o fluxo sanguíneo e causar doenças cardiovasculares, como o infarto do coração e acidente vascular cerebral.

O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo, mas quando em alta concentração no sangue, deposita-se em várias áreas do corpo como as articulações dos joelhos, tornozelos e dedos, causando inflamação, inchaço e dores.

As doenças ósseas metabólicas deixam os ossos fracos e com maior risco de fratura. Afeta desde bebês prematuros e crianças de diversas idades, que podem sofrer de raquitismo, até adultos que perdem massa óssea ao longo da vida por diversos motivos.

A vitamina D é um pró-hormônio, produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Pode ainda ser encontrada em alimentos como óleos de salmão, atum e sardinha, gema de ovo, fígado, leite, iogurte e queijos ou em cápsulas ou comprimidos. A sua deficiência aumenta o risco de osteoporose, fratura, osteomalácia e raquitismo. O excesso da vitamina D pode cursar com náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.

A terapia de reposição hormonal ajuda a melhorar a qualidade de vida das mulheres que estão no climatério ou menopausa, tratando sintomas como: ondas de calor, ressecamento vaginal, redução da libido e mudanças de humor. Além de prevenir a osteoporose e reduzir o risco de doenças cardiovasculares que afetam as mulheres nessa fase da vida.

A partir dos 30 anos de idade, ocorre uma lenta e gradual diminuição dos níveis de testosterona (principal hormônio masculino) e, com o envelhecimento, é desencadeado o então chamado hipogonadismo em até 20% dos homens. As principais queixas são: diminuição do desejo sexual, irritabilidade, aumento da gordura abdominal, diminuição da ereção matinal, diminuição da massa e força musculares, reduzindo a disposição para a realização de atividade física. A presença desses sintomas, acompanhada da redução da testosterona, caracteriza o hipogonadismo masculino.

Ciclo menstrual irregular ou alterações do fluxo menstrual afetam a vida das mulheres e podem ter múltiplas causas, tais como: estresse, anorexia, alterações da tireoide, síndrome dos ovários policísticos e menopausa precoce. O tratamento correto melhora a qualidade de vida da mulher.

O hirsutismo é definido pelo crescimento excessivo de pelos em regiões específicas do corpo da mulher como face, tórax, abdômen, face interna das coxas, períneo, região lombossacra e glútea.
Em todas estas situações, o endocrinologista investiga e propõe tratamento adequado que vai desde o uso de contraceptivos orais ao uso de medicações que antagonizam o hormônio masculino.

A glândula adrenal localiza-se acima de cada rim e produz diversos hormônios que regulam desde o metabolismo de açúcares e gorduras, até hormônios sexuais e outros ligados à defesa do corpo. Entre os distúrbios podemos citar a Doença de Addison que em sua fase inicial é silenciosa, mas evolui com enfraquecimento progressivo; a Síndrome de Cushing é caracterizada por aumento de peso com deposição de gordura no tronco e no pescoço, enfraquecimento muscular e pele fina; e Feocromocitomas que são tumores benignos que causam palpitação, elevações de pressão arterial, dor de cabeça e sudorese.

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro e quando está desregulada pode causar infertilidade, redução da libido, disfunção sexual, em ambos os sexos, além de irregularidade menstrual, nas mulheres. Pode produzir em excesso o hormônio do crescimento e levar ao gigantismo em crianças e em adultos o aumento das mãos e pés associados a dores nas articulações. Também pode causar baixa estatura, menopausa ou puberdade precoces, diabetes, aumento do coração e da tireoide, hipertensão, dentre outros.

Agendamento de consultas e exames, dúvidas ou comentários? Utilize nossos canais de comunicação. Minha equipe esta pronta para lhe atender com agilidade e carinho.

Rafaela Norbim

Preencha o formulário e tire suas dúvidas